Ativ-1_5_JJacovas
Curso: Elaboração de Projetos
NTE Concórdia – MEC
Professora/Tutora: Karen Angélica Seitenfus Auler
Cursista: Josânia Aparecida Jacovas
Atividade 1.5: Proposta de Projetos
XADREZ
O xadrez é um jogo de tabuleiro para duas pessoas. Um jogador controla as peças branca, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas.Para jogar são necessários um tabuleiro com oito colunas e oito fileiras, formando 64quadrados ( sendo 32 pretos e 32 brancos),cada jogador tendo um quadrado branco no lada direito da fila de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, doas torres, um rei e uma dama. Cada peça possui um movimento característico. Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro. O rei é a única peça que nunca pode ser capturada. Quando o rei de um jogador é diretamente atacado por uma peça, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele tem que mover o rei para fora do raio de ação da peça adversária. Capturar a peça adversária que está efetuando o xeque uo interpor uma peça para bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei. Entretanto, essa última possibilidade não é aplicada se a peça atacante for um cavalo, pois tal pode pular qualquer peça do tabuleiro. O objetivo do jogo é pôr o adversário em xeque-mate, o que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.
INTRODUÇÃO
De todas as batalhas incruentes que o homem pode travar, uma das que exige mais inteligência e sem dúvida a que se desenvolve sobre um tabuleiro de xadrez. Os dois exércitos entram no campo de batalha com os mesmos efetivos e objetivos: “capturar o inimigo”. O resultado dependerá da paciência, astúcia e técnica de cada um dos jogadores.
O xadrez é um jogo de mesa para dois competidores praticando sobre um tabuleiro quadrado dividido em sessenta e quatro casas alternando brancas e pretas. Cada um dos jogadores dispõe de dezesseis peças (brancas ou pretas) de diferentes formas e que se enfrentam ou se confrontam segundo determinadas regras. O objetivo do jogo é obter a rendição do rei inimigo, o que se consegue quando, convenientemente encurralado, ele não tem como defender-se, fugindo, interpondo ou capturando a peça que o está atacando.
Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades é necessário dedicação e estudo.
O xadrez pode melhorar a capacidade de concentração, aumentar a velocidade de raciocínio, mudança de comportamento e melhorar o desempenho e o aprendizado do aluno em todas as disciplinas, e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. O outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para a sua prática. Um jogo de peças e tabuleiros é o suficiente.
OBJETIVO
A prática do jogo de xadrez deve ser incentivada na escola com o de ajudar e motivar os educando que tem vontade de conhecer e aprender um dos jogos mais inteligentes existentes até hoje, o XADREZ.
O projeto XADREZ NA EDUCAÇÃO objetiva entre muitos benefícios que o xadrez traz os principais seria o crescimento do poder de atenção, da concentração, do pensamento lógico, a antecipação de situações e a valorização do respeito ás regras. Facilitar o aprendizado, aumentar a velocidade de raciocínio e mudar o comportamento e o desempenho de cada educando em todo o currículo escolar .
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, cognitivas, éticas, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no exercício da cidadania utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, adquirindo e construindo novos conhecimentos.
METODOLOGIA
Através de aulas teóricas e práticas, os conteúdos abaixo serão desenvolvidos em fase: primeira fase, iniciantes, e segunda fase, treino e jogo; considerando os níveis de aprendizado diagnosticados e os avanços demonstrado o aluno/atleta avançará nas fases e representará o município em jogos regionais, estaduais, nacionais e em pan-americanos, que seriam jogos internacionais ( se for de seu interesse e capacidade).
Primeira fase:
Origem do xadrez
Lenda da Sissa
Tabuleiro e suas divisões
Peças: torre, bispo, dama, rei, cavalo e peão
Posição inicial das peças
Mates elementares
Estrutura dos peões
Movimentos extraordinários
Casos de empate
Princípios gerais de abertura
Domínio do centro
Exercícios variados de mates
Iniciação ao jogo.
Segunda fase:
Ampliação da capacidade de jogo
Domínio do centro
Peças ativas
Tática de jogo
Estratégia de jogo
Fundamentos de abertura e defesas
Os elementos de jogo:
O centro
Meio de jogo
O desenvolvimento
O rei
Finais
O material
Conceitos satélites
Trabalhar os conteúdos programados para cada fase e juntamente efetuar atividades que chamem a atenção para a concentração, observação e fixação das atividades realizadas com:
Questionários
Criptogramas
Duplex
Problemas de lógica
Cruzadas
Caça-palavras
Desafios matemáticos
Concurso de diagramas
Estudo de diagramas variados
Leitura e interpretação de textos
Desafios: animais e natureza
Desafios: ciências e corpo humano
Desafios: objetos e pessoas
Jogo
Filmes
Dizeres
Tabuleiro móvel
Montagem de peças e tabuleiro
Desafios: português e profissões
Bichos escondidos
Atividade de raciocínio
Diferenças e semelhanças
Atividades de observação
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser democrática, favorecendo o desenvolvimento das capacidades dos alunos atletas de apropriar-se dos conhecimentos científicos, sociais, tecnológicos e de competição.
Deve ser sistemática, integradora e que ocorra durante todas as atividades do processo ensino aprendizagem, com um conjunto de ações que favoreçam a melhor forma de atingir os objetivos propostos pelo projeto.
É fundamental a utilização de diferentes maneiras de avaliar, como verbal, oral, escrito, prático e rendimento em campeonatos, o respeito e a pontualidade nos trabalhos e avaliações objetivarão o aluno na promoção para a fase seguinte, firmando-se como atleta, cidadão, integrando seu conhecimento a sua vida diária melhorando sua qualidade de vida.
BIBLIOGRAFIA
CUNHA, Carlos da. A guerra de mentirinha. Ed. Didática Paulista, 1996. São Paulo.
MARGUJLJS, S. e Mosenfelder D. Bobby Ficher ensina Xadrez
CALLEROS, Carlos. Xadrez: introdução à organização e arbitragem. Curitiba: Copygraf. 1998.
TIRADO, Augusto e Silva, Wilson da. Meu primeiro livro de Xadrez. Curitiba: Expoente,
RIBEIRO, Regina, Fernanda Letícia de Souza Lot. Xadrez para Crianças. Todo livro Ltda.
CARVALHO, Herbert, Rubens Filguth. K x K Perestóika no Tabuleiro – “A maior rivalidade do Esporte”. Curitiba. Editora Promochess Ltda.
MATSUKEVICH, A. A. XADREZ O Princípio de Dominação. Editora Xadrez.
DOUBEK, J. XADREZ para Principiantes. Ediouro.
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