sábado, 24 de julho de 2010

Proposta de Projetos

Ativ-1_5_JJacovas

Curso: Elaboração de Projetos

NTE Concórdia – MEC

Professora/Tutora: Karen Angélica Seitenfus Auler

Cursista: Josânia Aparecida Jacovas

Atividade 1.5: Proposta de Projetos

XADREZ

O xadrez é um jogo de tabuleiro para duas pessoas. Um jogador controla as peças branca, que sempre começam, e o outro jogador possui as peças pretas.Para jogar são necessários um tabuleiro com oito colunas e oito fileiras, formando 64quadrados ( sendo 32 pretos e 32 brancos),cada jogador tendo um quadrado branco no lada direito da fila de baixo. Cada jogador tem 16 peças: oito peões, dois cavalos, dois bispos, doas torres, um rei e uma dama. Cada peça possui um movimento característico. Quando uma peça pode ser movida para uma casa em que está localizada uma peça adversária, esta última pode ser capturada. Assim, a peça a ser jogada move-se para a casa da peça oponente, que é então retirada do tabuleiro. O rei é a única peça que nunca pode ser capturada. Quando o rei de um jogador é diretamente atacado por uma peça, o jogador está em xeque. Nessa posição, ele tem que mover o rei para fora do raio de ação da peça adversária. Capturar a peça adversária que está efetuando o xeque uo interpor uma peça para bloquear o ataque da dita peça do oponente ao rei. Entretanto, essa última possibilidade não é aplicada se a peça atacante for um cavalo, pois tal pode pular qualquer peça do tabuleiro. O objetivo do jogo é pôr o adversário em xeque-mate, o que ocorre quando o rei adversário está em xeque e nenhum movimento pode ser feito para escapar do xeque.


INTRODUÇÃO

De todas as batalhas incruentes que o homem pode travar, uma das que exige mais inteligência e sem dúvida a que se desenvolve sobre um tabuleiro de xadrez. Os dois exércitos entram no campo de batalha com os mesmos efetivos e objetivos: “capturar o inimigo”. O resultado dependerá da paciência, astúcia e técnica de cada um dos jogadores.
O xadrez é um jogo de mesa para dois competidores praticando sobre um tabuleiro quadrado dividido em sessenta e quatro casas alternando brancas e pretas. Cada um dos jogadores dispõe de dezesseis peças (brancas ou pretas) de diferentes formas e que se enfrentam ou se confrontam segundo determinadas regras. O objetivo do jogo é obter a rendição do rei inimigo, o que se consegue quando, convenientemente encurralado, ele não tem como defender-se, fugindo, interpondo ou capturando a peça que o está atacando.
Aprender a jogar xadrez não é tão difícil quanto aparenta. É claro que para chegar entre os melhores, assim como em todas as atividades é necessário dedicação e estudo.
O xadrez pode melhorar a capacidade de concentração, aumentar a velocidade de raciocínio, mudança de comportamento e melhorar o desempenho e o aprendizado do aluno em todas as disciplinas, e pode ser praticado por pessoas de qualquer idade. Um enxadrista pode começar a jogar quando garoto e seguir jogando até o fim da vida. O outro ponto importante é que o xadrez não requer muitos equipamentos para a sua prática. Um jogo de peças e tabuleiros é o suficiente.

OBJETIVO

A prática do jogo de xadrez deve ser incentivada na escola com o de ajudar e motivar os educando que tem vontade de conhecer e aprender um dos jogos mais inteligentes existentes até hoje, o XADREZ.
O projeto XADREZ NA EDUCAÇÃO objetiva entre muitos benefícios que o xadrez traz os principais seria o crescimento do poder de atenção, da concentração, do pensamento lógico, a antecipação de situações e a valorização do respeito ás regras. Facilitar o aprendizado, aumentar a velocidade de raciocínio e mudar o comportamento e o desempenho de cada educando em todo o currículo escolar .
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, cognitivas, éticas, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimentos e no exercício da cidadania utilizando diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos, adquirindo e construindo novos conhecimentos.

METODOLOGIA

Através de aulas teóricas e práticas, os conteúdos abaixo serão desenvolvidos em fase: primeira fase, iniciantes, e segunda fase, treino e jogo; considerando os níveis de aprendizado diagnosticados e os avanços demonstrado o aluno/atleta avançará nas fases e representará o município em jogos regionais, estaduais, nacionais e em pan-americanos, que seriam jogos internacionais ( se for de seu interesse e capacidade).

Primeira fase:
 Origem do xadrez
 Lenda da Sissa
 Tabuleiro e suas divisões
 Peças: torre, bispo, dama, rei, cavalo e peão
 Posição inicial das peças
 Mates elementares
 Estrutura dos peões
 Movimentos extraordinários
 Casos de empate
 Princípios gerais de abertura
 Domínio do centro
 Exercícios variados de mates
 Iniciação ao jogo.

Segunda fase:
 Ampliação da capacidade de jogo
 Domínio do centro
 Peças ativas
 Tática de jogo
 Estratégia de jogo
 Fundamentos de abertura e defesas
 Os elementos de jogo:
 O centro
 Meio de jogo
 O desenvolvimento
 O rei
 Finais
 O material
 Conceitos satélites

Trabalhar os conteúdos programados para cada fase e juntamente efetuar atividades que chamem a atenção para a concentração, observação e fixação das atividades realizadas com:
 Questionários
 Criptogramas
 Duplex
 Problemas de lógica
 Cruzadas
 Caça-palavras
 Desafios matemáticos
 Concurso de diagramas
 Estudo de diagramas variados
 Leitura e interpretação de textos
 Desafios: animais e natureza
 Desafios: ciências e corpo humano
 Desafios: objetos e pessoas
 Jogo
 Filmes
 Dizeres
 Tabuleiro móvel
 Montagem de peças e tabuleiro
 Desafios: português e profissões
 Bichos escondidos
 Atividade de raciocínio
 Diferenças e semelhanças
 Atividades de observação

AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser democrática, favorecendo o desenvolvimento das capacidades dos alunos atletas de apropriar-se dos conhecimentos científicos, sociais, tecnológicos e de competição.
Deve ser sistemática, integradora e que ocorra durante todas as atividades do processo ensino aprendizagem, com um conjunto de ações que favoreçam a melhor forma de atingir os objetivos propostos pelo projeto.
É fundamental a utilização de diferentes maneiras de avaliar, como verbal, oral, escrito, prático e rendimento em campeonatos, o respeito e a pontualidade nos trabalhos e avaliações objetivarão o aluno na promoção para a fase seguinte, firmando-se como atleta, cidadão, integrando seu conhecimento a sua vida diária melhorando sua qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA
CUNHA, Carlos da. A guerra de mentirinha. Ed. Didática Paulista, 1996. São Paulo.
MARGUJLJS, S. e Mosenfelder D. Bobby Ficher ensina Xadrez
CALLEROS, Carlos. Xadrez: introdução à organização e arbitragem. Curitiba: Copygraf. 1998.
TIRADO, Augusto e Silva, Wilson da. Meu primeiro livro de Xadrez. Curitiba: Expoente,
RIBEIRO, Regina, Fernanda Letícia de Souza Lot. Xadrez para Crianças. Todo livro Ltda.
CARVALHO, Herbert, Rubens Filguth. K x K Perestóika no Tabuleiro – “A maior rivalidade do Esporte”. Curitiba. Editora Promochess Ltda.
MATSUKEVICH, A. A. XADREZ O Princípio de Dominação. Editora Xadrez.
DOUBEK, J. XADREZ para Principiantes. Ediouro.

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