Ativ-1_ 2_jjacovas.doc
Curso: Elaboração de Projetos
NTE Concórdia – MEC
Professora/Tutora: Karen Angélica Seitenfus Auler
Cursista: Josânia Aparecida Jacovas
Atividade 1.2: Diálogo teórico
Educar nunca foi fácil. Passa o tempo e reinventamos as formas de trabalhar/elaborar atividades para nossos educandos, buscando sempre a melhor forma de interagir com eles e com a sociedade .
Muitos dos conceitos e atividades escolares elaboradas pelo francês Celestin Freinet (1896-1966) são usadas no meu cotidiano escolar. É o caso da cooperação entre as turmas nos Jogos Intresérie realizado Mem nossa escola e os Jogos Interescolares realizado com escolas vizinhas.
Nas aulas de Educação Física eu faço uso dos quatro eixos da pedagogia de Freinet: a cooperação nas atividades desenvolvidas, a comunicação na hora de criar mudar ou ampliar uma regra, a documentação na forma de detalhar as atividades em uma coleta de dados e principalmente a afetividade como no aspecto da não violência e sim para a cultura da paz.
A utilização desses recursos não me torna uma freinetiana eu os usos de acordo com os objetivos e normas norteadoras dos trabalhos e do Plano Político Pedagógico do qual estou inserida.
Gosto e me identifico com a corrente da Escola Nova, que surgiu propondo uma educação ativa em torno do aluno buscando formar um cidadão livre e criativo com capacidade de dominar e transformar o meio e emancipar, interagindo e construindo seu futuro na sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, Os 4 eixos indicados, segudo Freinet, nos remete para a concepção de uma Educação Física Escolar "nova" no que diz respeito aos que ainda a concebem como Tecnicista ou Esportivista se assim podemos dizer... Refletir, Problematizar e Registrar acerca dos conhecimentos socializados em uma aula de EFE é o que está em moda hoje, entenda-se "moda" os modismos da Educação. Na verdade tratamos de uma metodogia eficaz não só para EFE, mas para todas as disciplinas (componentes curriculares). Lembro da minha aula de EFE, quando o prof. pediamos para correr em volta da quadra durante 20' as vezes 15' e outras vezes 12' (ainda cooper...) e não sabiamos o motivo pelo qual corriamos ou tinhamos que correr tanto assim. Hoje, se propoe uma aula contextualizada, que se definem claramente os objetivos com os alunos e um produto final daquela situação de aprendizagem proposta. Bem, por hora é isso! Vamnos pensar e refletir (trocar...) juntos, abç!
leia-se pedia-nos
Welker Mahler
Postar um comentário