sábado, 24 de julho de 2010

Reflexões sobre a Aprendizagem

Ativ-1_6_JJacovas

Curso: Elaboração de Projetos

NTE Concórdia – MEC

Professora/Tutora: Karen Angélica Seitenfus Auler

Cursista: Josânia Aparecida Jacovas

Atividade 1.6: Reflexões sobre a aprendizagem

Desenvolver projetos é uma atividade muito bacana desde que o assunto a ser desenvolvido seja do interesse e do gosto dos educados, pois a partir daí o aluno será sujeito da aprendizagem, ativo e autônomo para criar, para construir e representar o seu conhecimento. O trabalho com Projetos não pode ser uma CAMISA DE FORÇA – para todas as atividades escolares. (Maria Elizabeth Almeida).
Ao meu ver o trabalho com projetos pode ser desenvolvido focando apenas uma área do conhecimento ou várias áreas. Isso vai depender muito do assunto a ser trabalhado. O que não se pode fazer é forçar uma interligação entre as mais variadas áreas do conhecimento somente para dizer que a escola está trabalhando com projetos e que todos estão envolvidos. Dessa forma estaremos controlando o aluno não sendo ele sujeito da aprendizagem e muito menos tendo liberdade para criar, representar e construir o seu conhecimento.
Trabalhar com projetos tem sido uma das maiores recomendações pedagógicas da contemporaneidade, pois sua metodologia tem facilitado a criação, compreensão, produção e representação de conhecimentos, e, por ter o aluno como centro da aprendizagem, cujos estudos são estabelecidos e realizados a partir de seu interesse.
Uma das características do projeto de trabalho é seu caráter interdisciplinar, pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo interrelacionado, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. Um conteúdo pode não ter todas as áreas do conhecimento a ele agregadas, mas não existe sozinho, necessita de conhecimentos oriundos de diversas disciplinas para resolução das situações problema, dos desafios que são propostos.
Parece simples, mas não é. Exige uma constante mudança e replanejamento, criatividade e postura com as diversas variantes que ocorrem no decorrer de cada atividade. Comunicação e sintonia de professores e alunos fazem com que um projeto decole ou não. Cabe a cada um de nós fazer com que dê certo.

Nenhum comentário: